Junho/2025  Psicologia/Alma-Psiquê

 

A Voz da Alma-Psiquê

 

Perguntas da Infância, Sonhos e O Sentido da Vida

 

Vivemos a serviço de quem?

Em sua mensagem a um grupo de psicoterapeutas, Jorge Miklos cita James Hollis, que revela que o masculino também é vítima de uma violência ancestral: os homens vivem sob expectativas culturais que os privam da intimidade, da ternura, do erro e do cuidado.

 

Ao ler a mensagem do Jorge, prontamente interessei-me por Hollis, que eu não conhecia. Em minha pesquisa, encontrei uma entrevista em que Rangan Chatterjee conversa com Hollis, em seu canal Sinta-se Melhor e Viva Mais. O tema chamou minha atenção: 85 anos de idade: “Levou mais de 50 anos para aprender o que vou compartilhar com vocês".

 

Na entrevista, Hollis conta que estava preso numa cela de comportamentos adaptativos que o levaram a um processo depressivo. Felizmente, sua depressão o levou buscar a liberdade e a dar um novo sentido à sua vida.

 

A mensagem do Jorge e as notas que fiz sobre a entrevista de Hollis compõem este informe.

 

Agradeço à Malu, minha analista querida, por ter compartilhado comigo a mensagem do Jorge.

 

 

A mensagem de Jorge Miklos

Este é o texto do parágrafo. Clique nele ou acesse Manage “A minha experiência com homens que conseguem entrar e permanecer em análise aponta para uma dor justamente de "ter" que responder a esse lugar truculento e viril que a construção cultural da masculinidade lhes impôs.

 

É uma espécie de não-lugar sem saída, uma angústia que tem levado a uma travessia psíquica muito interessante. ...

Gostaria de acrescentar uma perspectiva que, ao meu ver, pode aprofundar ainda mais o debate: o patriarcado não vitimiza apenas mulheres. Ele fere a todos — homens, mulheres, natureza, corpos e vínculos.

 

Como nos lembra James Hollis em “Sob a Sombra de Saturno”, o patriarcado impõe aos homens um leito de Procusto(*): para caber no ideal viril e normativo, eles precisam amputar partes essenciais de si mesmos ou esticar aspectos estranhos à própria alma, perdendo-se de sua verdade interna.

 

Hollis revela que o masculino também é vítima de uma violência ancestral: os homens vivem sob expectativas culturais que os privam da intimidade, da ternura, do erro e do cuidado.

 

Saturno, o deus que devora seus filhos, simboliza esse ciclo de medo, humilhação e repressão emocional que atravessa gerações.

 

A ferida imposta pelo patriarcado não é apenas social ou política — é psíquica. E essa ferida, não tratada, se transforma em arma: homens feridos ferem outros homens, machucam mulheres e crianças, agridem o planeta.

 

Há, portanto, um elo entre patriarcado e ecocídio, entre machismo e normopatia. Ao aprisionar os afetos e extirpar a alma sensível, o patriarcado torna a existência árida — em todos os níveis. Por isso, a crítica à “feminilidade tóxica” só pode ser frutífera se for acompanhada da crítica estrutural ao patriarcado, esse sistema que corrompe o feminino e o masculino, que dessacraliza a Terra e que transforma o corpo em máquina de produtividade ou objeto de controle.

 

Assim, a questão não é sobre um “lado” tóxico, mas sobre um sistema tóxico. E como diz Hollis, a cura começa quando rejeitamos as expectativas coletivas e buscamos um caminho próprio, em que justiça, liberdade e vínculo não sejam apenas conceitos, mas experiências vividas — entre nós e dentro de nós.”

 

Jorge Miklos

Relação dos informes

do mais recente ao inicial


57. A Voz da Alma-Psiquê

 

Perguntas da Infância, Sonhos e O Sentido da Vida

Vivemos a serviço de quem?

 

56. Dormir bem e a sua Personalidade

 

Estudo da USP constatou que a personalidade influencia o sono

Insônia: Diagnóstico e Processo de Cura

 

55. O papel do Diagnóstico no Processo de Cura

 

Com a contribuição de Live da Juliana e do curta-metragem com o Pateta

Propomos uma reflexão sobre o conceito de diagnóstico. Em especial considerando que ele é um ponto de partida para a definição do tratamento, que é uma das partes do processo de cura.

"Quando se trata de Transtornos Mentais, deve-se considerar que a subjetividade da pessoa é muito mais importante que seus sintomas ou traços de caráter."

 

54. Percepção e Inteligência Artificial

 

“Mundo dos Fatos, Mundo da Realidade e Mundo Digital-Virtual

Alinhado com o post de Cezar Taurion

Quando a Percepção vem do Mundo Digital-Virtual, sugiro ativarmos nosso Sistema de Alerta, que nos prepara para avaliar e enfrentar um possível perigo. Seria esta uma sugestão exagerada? Ou estaríamos displicentes em relação aos perigos do Mundo Digital-Virtual?

 

53. Precisamos conversar sobre Luto

 

"Lutos Finitos e Infinitos” - baseado no livro de Christian Dunker

 

52. Mais conversas e Menos tempo nas telinhas

 

 ... e sua relação com TOC, TDAH, TOD e TEA

“Não só as crianças, mas todos nós estamos vulneráveis aos problemas de saúde mental, causados pela uso inadequado das tecnologias digitais.” ... Nara da Silva 

 

51. Faz de tua casa uma festa e o curta-metragem Tsumiki no ie

 

Cada detalhe da casa, como um cheiro, um objeto, um olhar, um som, nos traz memórias que influenciam a maneira como (res)significamos toda e qualquer experiência da nossa vida.

Inpirado pelo poema de Cora Coralina 

 

50. "Minha Caverna Gostosa"

 

“Há um mundo real concreto, mas meu modo de apreendê-lo depende de questões subjetivas” - Percepção e Apreensão - Consumismo e Egocentrismo

A caverna nos traz Platão. O texto compartilhado é do Karmal. Apreender é diferente de aprender. A realidade percebida por cada um é singular e um tanto diferente dos fatos. E por aí vai ... vai para onde?

Discutimos brevemente o que influencia a percepção e apreensão neste momento de consumismo, egocentrismo, uso de redes sociais e Inteligência Artificial.

 

49. “Toda Ansiedade Merece um Abraço”

 

Uma reflexão sobre o livro do Amaral

Na nossa clínica, o Transtorno de Ansiedade - tema mais frequente nas sessões - mostra que vivemos cada vez mais individualizados e isolados.

Alguns pacientes se sentem “perdidos”, “desmotivados” e “excessivamente ansiosos”. Nem mesmo têm consciência do que lhes falta
para ter uma vida mais prazerosa e mais tranquila.

É cada vez mais perceptível que todos nós, ansiosos demais ou de menos, precisamos de muitos abraços.

 

48. O Caso Borboleta Azul

 

Hérnia de Disco Lombar Extrusa e Leucemia Mieloide Aguda

"A Doença como Caminho"

Borboleta Azul é o nome que minha paciente escolheu para contar parte da sua história. Ela está em remissão. Seu relato nos mostra, em especial, como as “doenças” mudaram seu caminho. Ela nos ajuda a compreender a diferença entre sintoma, doença e processo de cura, conceitos postulados no livro “A doença como Caminho”, de Thorwald Dethlefsen e Rúdiger Dahlke.

 

47. Emoções que Curam e Emoções que nos Fazem Adoecer  

 

Compreender a maneira adequada de lidar com as emoções é uma maneira de cuidar, ser cuidado e obter uma vida mais saudável e vibrante.

A base deste informe é a contribuição de Wilhelm Reich para o desenvolvimento da Psicossomática, levando-se em conta a repressão e

 

46. As Três Senhoras

 

- Texto de André, meu paciente
Sobre Angústia, Tristeza e Saudade e também a perda do Objeto Amado

 

45. O Menino que tinha Medo de Errar

 

Uma referência para o processo psicoterapêutico do adulto em que este menino se tornou.
Inspirado no ivro de Andrea Viviana Taubman.

 

44. Memória Traumática 


  "o que crianças traumatizadas podem nos ensinar sobre perda, amor e cura"

Muitos eventos traumáticos que acometeram as crianças compõem segredos de família. Os adultos cuidadores se sentem constrangidos e culpados pelo infortúnio de não terem evitado a situação de terror vivida pela criança. 

Apresentamos alguns conceitos básicos sobre a memória e sua relação com os efeitos pós-traumáticos. O propósito é colaborar com os cuidadores e quaisquer pessoas que se relacionem com crianças traumatizadas a perceber sintomas pós-traumáticos, acolher, cuidar e promover o tratamento dessas crianças.

 

43. Escola em Perigo: o livro de Miguel

 

Compartilhamos a estória de Miguel, de 6 anos, aluno da 1ª série do Ensino Fundamental.

Dedicado aos professores, o livro de Miguel dá voz às crianças das escolas públicas e inspirou nossa homenagem aos professores, celebrados no dia 15 de outubro.

Miguel fala dos vilões que tentam impedi-lo de ir à escola. Ele conta com os professores para juntos enfrentarem este mal que aflige as crianças.

 

42. Sentir vem antes de Pensar e de Agir
 

Temos mais que 5 sentidos - Exterocepção, Interocepção e Propiocepção

Abordamos os sentidos que sinalizam o que está acontecendo no nosso mundo interno, também chamado muitas vezes de emoções e sentimentos. O que sentimos comanda a percepção da realidade e forma a nossa consciência. Nos baseamos na entrevista de Castellanos à BBC News Mundo, que nos conta que a ciência recentemente admitiu que não temos 5, mas 7 sentidos.

 

41. Pai e Paternagem
 

"Vossos vilhos não são vossos filhos."

Dentre os pacientes-pais são poucos os que conhecem o termo paternagem. A palavra compõe a terminologia psicológica, que diferencia a paternidade – ser pai – da paternagem – exercer a função de pai.

Exercer a paternagem "suficientemente boa" é proteger; prover; amar; acarinhar; tolerar; acompanhar; estar presente e disponível; ser bom ouvinte; inserir socialmente; ser exemplo de solidariedade, cidadania, reciprocidade, disciplina, religiosidade e ética.

 

40. Regulação Afetiva e Neurofisiologia das Emoções

 

Expressar as emoções é fundamental. Ter boa qualidade de vida é ter desenvolvido uma Regulação Afetiva de boa qualidade. É Sentir, Tolerar, Aceitar, Compreender e Expressar as emoções de forma assertiva e eficaz.

Os sentimentos conscientes, formados por emoções que penetram o funcionamento neocortical, compõem um número muito menor de emoções, quando comparado ao número de emoções expressas e percebidas pelas pessoas com quem nos relacionamos.

Nosso comportamento social é de base fisiológica. A neurofisiologia funciona de um modo quando estamos isolados e de outro modo quando estamos em grupo.

 

39. Anorexia e Bulimia

 

Transtornos Alimentares
O Corpo Coisificado & Redes Sociais

Um transtorno alimentar indica que a pessoa não está comendo bem. Comer bem é nutrir o corpo, de acordo com as atividades que ele executa.
Focamos na Anorexia Nervosa e na Bulimia Nervosa, compartilhando conceitos e dados importantes apresentados pelo Dr. Táki Athanássios Cordás, Coordenador do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do IPQ-HCFMUSP. 
Trazidas por pais de adolescentes, principalmente das garotas, Anorexia e Bulimia visitam frequentemente nossa clínica.

 

38. Evoluir é Preciso?

 

"Nada é permanente, exceto a mudança"

Zonas de conforto, medo, aprendizagem e crescimento

Assim como nosso corpo evolui, do bebê para o(a) idoso(a), mudando a cada dia, o ambiente em que vivemos também muda todos os dias.

A Zona de Conforto é um lugar estável e seguro, onde queremos estar. Desafortunadamente, permanecer assim não é possível.

Como evoluir com bem estar, alegria e prazer?
Como lidar adequadamente com eventos de sofrimento e desconforto?
Como estar preparado para enfrentar os perigos que nos espreitam?

 

37. A Ansiedade do Nosso Tempo 

 

Neoliberalismo, Trabalho Remunerado e a Ansidedade ... Burnout?

Crises de ansiedade, fobia social, ataques de pânico e propensão ao burnout podem ocorrer, mas se são frequentes requerem tratamento psicológico. Muitos pacientes se apresentam com quadros de ansiedade cada vez mais agravados: inseguros, estressados, desmotivados e também deprimidos. 

A falta de equilíbrio entre trabalho e outras atividades essenciais ao bem estar é evidência da Ansiedade. 

 

36. Mentiras Essenciais, Verdades Simples - A Psicologia da Auto-Ilusão

 

(baseado no livro de mesmo título, de Daniel Goleman)

A Auto-Ilusão e as ilusões familiares constituem as Mentiras Essenciais, justificadas por supostos estados de bem estar e de segurança. Acreditando nas Mentiras Essenciais nos esquivamos da dor, do sofrimento e do desprazer, o que pode parecer uma boa escolha. Mais cedo ou mais tarde teremos que enfrentar a Verdade Simples: o mal que nos aflige e nos angustia.

 

35. A teoria do Duplo Vínculo de Gregory Bateson

 

(transcrição do texto do psicólogo, Fernando Pérez)

A teoria do Duplo Vínculo é citada por Goleman, em seu livro A Psicologia da Auto-Ilusão.

 

34. Sua Atenção e suas Escolhas
 

Influenciadores e Comunidades Digitais

Marketing de Influência, Marketing Digital e Consumismo

Os anúncios digitais vêm ganhando mais atenção do que os estímulos do mundo real: natureza, nosso corpo, família, amigos, professores, ídolos, gurus, fatos, ideologias, filosofias e espiritualidade, entre outros.
Ao que estamos mais atentos?
Como as esolhas se relacionam a atenção predominante?

 

33. Cuidar e Freud - Teoria do Desenvolvimento Humano

 

Freud nos fala da Angústia da criança. A Angústia indica que o desejo dela não foi realizado.

"A capacidade orgástica plena e o prazer oriundo da capacidade orgástica será componente fundamental de sua capacidade de amar."

O cuidador suficientemente bom colabora para que a criança possa ter a plena capacidade de amar.

 

32. Tempos sem Elegância
 

Texto de Cláudia Zogheib

Zogheib nos ensina que Elegância “trata-se de uma distinção na forma e maneira de ser: é a arte de escolher as palavras, de saber falar e escrever, de saber quando falar e quando calar, demonstrando requinte, bom gosto, um modo sábio e sutil de se portar e agir. É um conjunto de bons hábitos que revelam uma civilidade harmoniosa por dentro e por fora, de dentro para fora.”

 

31. Cuidar e Jean Piaget - Teoria do Desenvolvimento Humano

 

Trazemos um recorte da teoria de Piaget. Sua preocupação central foi o estudo dos processos de pensamento presentes desde a infância até a vida adulta.
Com destaque especial ao Construtivismo, as ideias de Piaget são referência para os modelos pedagógicos de muitas escolas.

São inúmeros os desafios trazidos pelos pacientes cuidadores, em especial mães e pais de bebês, crianças e adolescente. Estes desafios geram ansiedade e culpa a quem se dedica ao cuidar-acolher-prover-proteger.

 

30. Prevenção ao Suicídio - Campanha Setembro Amarelo

 

Compartilhamos parte da informação apresentada no Curso de Preparação para a Campanha Setembro Amarelo, promovido pela ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria, para estimular o engajamento na Campanha.

 

29. Cuidar e Henri Wallon - Teoria do Desenvolvimento Humano

 

Ao utilizar a Teoria de Wallon, considerando a pessoa em sua totalidade, o cuidar do outro, em especial das crianças, se torna mais eficaz. Leva em conta não apenas a situação do momento, mas o estágio de desenvolvimento, a pessoa na

sua totalidade (corpo, emoção-sentimento, mente e alma) e se a questão é pessoal ou interpessoal.

 

28. O Caso Bá: Libertação do Trauma de Abusos Sexuais sofridos na Infância e Puberdade

 

No III Congresso Latino-Americano de Psicoterapia Corporal, Bá (nome fictício de minha paciente) e eu apresentamos um recorte do trabalho psicoterapêutico, iniciado em março de 2015 e ainda em andamento. O tratamento dos abusos sexuais sofridos por Bá na infância e na puberdade foram o tema da nossa apresentação, com ênfase nos exercícios corporais utilizados. Neste informe, registramos o que compartilhamos com os congressistas.


27. 
Percepção - Mundos: Real, Digitalizado e Virtual ... e a Convivência de Boa Qualidade?

 

A Percepção que temos do ambiente interno (nosso próprio corpo) e externo (lugar em que estamos) não é perfeita e é diferente da Percepção de qualquer outra pessoa.
Compreender como percebemos o mundo é fundamental para entender a dinâmica psicológica. A Percepção que temos de nós mesmos, do mundo e das pessoas influencia a compreensão de tudo e de todos.

 

26. Você na Sua Agenda: Hobby, Ócio e Curtigrama

 

Achar um balanço entre trabalho e bem estar é uma questão cada vez mais presente no mundo atual.

Para algumas pessoas o autocuidado é automático. Para outras, a simples ideia de tomar um tempo para descansar e revigorar o corpo é um conceito estranho, pois preferem estar sempre ocupadas com suas obrigações. E algumas pessoas sentem-se culpadas quando dedicam seu tempo ao lazer ou ao prazer, mesmo que queiram muito fazer isto.

 

25. Languishing ... Como vai você?

 

O Languishing subtrai da pessoa a motivação, o propósito e o foco. Não é esgotamento ou desesperança, pois a pessoa ainda tem energia, porém, a pessoa se sente sem alegria, sem objetivo, estagnada,
Se estiver fluindo, você não será acometido de Languishing ou se livrará dele.


24. 
Tive Covid. E agora?

 

“Depois de um período de 20 a 30 dias a partir dos sintomas, entramos em uma fase chamada FASE PÓS-COVID ou SÍNDROME DA INCAPACIDADE PÓS-COVID-19.
Enquanto seu corpo esteve doente, ele gastou muita energia para combater o vírus. Muitas células foram destruídas e agora é o momento da recuperação. O seu corpo precisa construir novas células para retomar as funções normais. Tudo aquilo que não melhorou no seu corpo ou que ficou diferente pode ser chamado de SEQUELA.”

 

23. Mais Excitação e Menos Ansiedade em 2022

 

Nossa proposta para o futuro próximo, o ano de 2022, é considerá-lo de duas maneiras distintas: uma que anseia por coisas boas, a Excitação, e outra que anseia por coisas ruins, a Ansiedade.

 

22. Comunicação Não Violenta

 

Embora possamos não considerar “violenta” a maneira de falarmos, as palavras podem provocar mágoa e dor, nos outros ou em nós mesmos.

 

21. A palavra vem depois da Expressão Corporal

 

A difícil tarefa de expressar em palavras o que estamos sentindo, percebendo ou querendo mostrar.

 

20. O Medo é nosso amigo. A Ansiedade é má companhia

 

Sobre o Medo e a Ansiedade

 

19. O que nos faz ser assim?

 

A partir da Teoria da Causalidade e da ideia das Séries Complementares de Freud, os principais fatores formadores da nossa personalidade 

 

18. Dormir Bem e Ansiedade Noturna: a Bioenergética pode ajudar

 

Tenha um bom sono com exercícios e respiração aprofundada

 

17. Como eu seria, se tivesse feito outras escolhas?

 

Escolha, consciência, inconsciência, corpo, emoções e regras morais

 

16. Paranoia Coletiva: o Outro como Inimigo Potencial

 

Melhor seria vivermos em harmonia

 

15. A Utopia da Cura das Pessoas e do Planeta e as Quatro Ondas da Pandemia

 

Seria uma Utopia? A pandemia Covid 19 pode nos curar?

 

14. Expressar é Preciso: as emoções não devem ser guardadas

 

O Corpo Traído

 

13. Identidade, Realidade e Corpo, Ego e Corpo

 

O Corpo Traído

 

12. Análise do Caráter, Vegetoterapia e Ergonoterapia. Caráteres genital, neurótico e pestilento

 

Caráter e Terapia Reichiana


11. 
Alegria, Raiva, Medo, Nojo e Tristeza

 

Emoções Básicas


10. 
Hierarquia das Necessidades Humanas

 

Pirâmide de Maslow


9. 
O conflito entre o prazer e o medo

 

Procrastinação


8. 
Indicador do Tipo de Personalidade

 

Psicometria - MBTI

 

7. O corpo fala: ouça o que ele diz!

 

Isolamento Social (Covid19)


6. 
Estar Sozinho, Solitude e Solidão

 

A importância de praticar a Solitude

 

5. Desconforto Emocional no Isolamento - Covid-19 

 

Isolamento Social (Covid19)

 

4.  Exercícios para Liberação de Traumas e Tensões 

 

Tratamento Psicoterápico de Traumas e Tensões

 

3. Realidade Subjetiva e Relações Interpessoais  

 

Como a Percepção da Realidade afeta nossas vidas

 

2. Psicoterapia é 

 

Psicoterapia ... nas palavras dos pacientes

 

1. Preocupação demais, soluções "demenos"

 
Um pouco sobre a Ansiedade.